Formada no ano de 1976, na cidade de Manchester, Inglaterra, com influências de Velvet Underground, David Bowie e Iggy Pop, esta banda tinha um som caracterizado por densas melodias bastante marcadas pela bateria quase "militar" e uma tendência para a depressão e a claustrofobia em suas letras.
Joy Division tinha como integrantes Ian Curtis, Bernard Sumner (guitarrista e tecladista), Peter Hook (baixista e vocalista) e Stephen Morris (percursionista e baterista).
O primeiro nome da banda foi Warsaw, inspirado em uma música de David Bowie "Warszawa", após descobrirem que já existia uma banda chamada Warsaw Pakt decidiram mudar para Joy Division, que era o nome de uma casa de prostituição de uma série de TV chamada The House Of Dolls, de 1965.
No final dos anos 70, após entrarem para a gravadora independente Factory, de Tony Wilson, contrataram o produtor Martin "Zero" Hannett, que conduziu a gravação do seus dois álbuns de estúdio e teve influência direta na sonoridade da banda ao introduzir efeitos eletrônicos em suas músicas. O Joy Division é considerado até hoje como referência pioneira do som new wave e pós-punk da primeira metade dos anos 80.
Para saber mais, veja também os filmes:
"Control” (Anton Corbijn) - O filme conta a história do falecido vocalista do Joy Division, Ian Curtis.
"Joy Division" (Grant Gee) - Documentário que traz, além de outras coisas, imagens de arquivo, como cenas do primeiro show dos Sex Pistols em Manchester, em 1976, onde os integrantes do Joy Division se conheceram.
Sirva-se com o melhor da nossa cozinha!