
Innervisions
1973
Cego desde que nasceu, Stevie começou a tocar e cantar na Igreja aos 8 anos de idade. Com 12 anos assinou contrato com a gravadora Motown e lançou, com o nome artistico de Little Stevie Wonder, seu primeiro álbum.
Em 1971 lançou dois álbuns independentes, como forma de pressionar a gravadora Motown. Mas foi só em 1972, a partir de um novo contrato, que conseguiu o total controle de criação e os direitos sobre suas composições.
Começou a era clássica de Stevie, uma seqüência de 5 álbuns muito inspirados que mostravam um músico com uma grande preocupação com a realidade social norte-americana: Music of My Mind (1972), Talking Book (1972), Innervisions (1973), Fulfillingness' First Finale (1974) e Songs in the Key of Life (1976).
Innervisions é composto de nove músicas que fazem referência às drogas, como em "Too High" e "Don’t You Worry Bout a Thing", crítica social, como em "Higher Ground" e "Livin for the City" e músicas que falam de amor, como "All in Love is Fair" and "Golden Lady”. Finaliza com uma crítica direta ao ex-presidente dos EUA com "He’s Misstra Know It All".
No livro “1001 discos para ouvir antes de morrer” li que, antes de lançar Innervisions, Stevie fez um passeio de carro com os diretores da gravadora, todos de olhos vendados, pelas ruas onde ele costumava andar e que lhe serviam de inspiração. Depois do passeio, levou-os para uma audição do álbum, ainda de olhos vendados. Acho que assim eles puderam realmente sentir tudo o que ele queria passar com aquelas músicas.
Logo após o lançamento do álbum, Stevie sofreu um acidente de carro, ficou em coma e perdeu o olfato.
Em 2001, a VH1 indicou o álbum na lista dos 31 maiores de todos os tempos. Em 2003, o álbum foi classificado número 23 da revista Rolling Stone na lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos. Em 2005, foi colocado no livro “1001 discos para ouvir antes de morrer”. Como se pode perceber, Innervisions é considerado por fãs, críticos e amigos a obra-prima de Stevie Wonder.
Ingredientes:
1. "Too High" / 2. "Visions" / 3. "Living for the City" / 4. "Golden Lady" / 5. "Higher Ground" / 6. "Jesus Children of America" / 7. "All in Love Is Fair" / 8. "Don't You Worry 'bout a Thing" / 9. "He's Misstra Know It All"
Destaquei para vocês algumas das minhas prediletas, mas o álbum inteiro é altamente recomendado, principalmente para se ouvir durante o dia deixando a tarde passar e a noite chegar.
Sirva-se
1. Too High
3. Living For The City
5. Higher Ground
6. Jesus Children of America
8. Don’t You Worry Bout a Thing
Veja o vídeo de "Living For The City", uma música que fala sobre o percurso de um rapaz do campo que vai para a cidade , passa pelo crime e depois morre em NY.
“Lovers keep on lovin
Believers keep on believin
Sleepers just stop sleepin
Cause it wont be too long”
(Stevie Wonder - Higher Ground)