
Catch a Fire
1973
Foi o primeiro disco de reggae que entrou diretamente no mercado de rock, causando surpresa e expondo mensagens militantes.
São nove faixas que seguem em perfeito equilíbrio e harmonia durante todo o álbum. Começando com "Concrete Jungle", que fala da devastadora miséria do gueto urbano, seguida pelo ritmo menos intenso de "Slave Driver" e a enérgica canção de Peter Tosh, "400 Years" que nos faz lembrar do legado de opressão que a escravatura deixou anos antes.
Existem também canções românticas como "Stir It Up", que possui um clássico e cultuado solo de wah wah, e seguida por "Kinky Reggae", com um divertido jogo de pergunta e resposta. Já "No More Trouble" é uma música que eu não preciso falar nada, todos já devem conhecer sua beleza.
A produção ficou a cargo de Chris Blackwell, que deu 6 mil dólares a Marley para ele e a banda, The Wailers, regressarem à Jamaica e gravarem um disco. Quando recebeu as fitas gravadas, Blackwell recrutou vários músicos e sobrecarregou os teclados e as guitarras, atribuindo ao conjunto um tom muito mais rock.
Sobre Bob Marley ainda temos muito a dizer, mas isso fica para os próximos posts, por enquanto deguste esse àlbum e aprecie cada sabor.
Ingredientes: 1. Concrete Jungle / 2. Slave Driver / 3. 400 Years / 4. Stop The Train / 5. Baby We´ve Got a Date / 6. Stir It Up / 7. Kinky Reggae / 8. No More Trouble / 9. Midnight Ravers.
Sirva-se do vídeo: Bob Marley - Stir It Up